A imprensa militante e os partidos de esquerda fazem críticas ferozes ao governo norte americano, de Donald Trump, recentemente eleito ou reeleito, referente ao repatriamento de brasileiros que viviam de forma ilegal nos Estados Unidos da América. Esquecem que, só, no período compreendido entre os anos de 2020 a 2024, quase 6.500 brasileiros foram deportados pelo governo do democrata Joe Biden e não se viu essa mesma indignação.
Vale lembrar que os países tem legislações próprias, além de tratados bilaterais que regulam esse e outros assuntos. Em 2017 o Brasil firmou compromisso com o governo americano nesse sentido.
Segundo a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes ilegais é comum em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no destino, que no caso em tela, é o Brasil. Uma das principais alegações para o uso de algemas, equipamento necessário, é o mantimento da segurança durante voos fretados com essa finalidade. Ao fazer escala em Manaus, para resolver um problema técnico, houve um desentendimento com a tripulação devido ao calor, e os deportados abriram uma porta de emergência e desembarcaram ainda algemados. Vídeos registraram a cena. O primeiro repatriamento na atual administração Trump não difere em nada dos anteriores.
É preciso lembrar aos “indignados” jornalistas e partidos de esquerda brasileiros que os imigrantes que entram irregularmente nos EUA, ao serem identificados, passam, primeiro, por uma audiência com um juiz de imigração e uma vez comprovada a situação irregular, só então esse residente é deportado.
A política de deportação de imigrantes ilegais e o controle de suas fronteiras foram algumas das promessas de campanha do republicano, Donald Trump, à reeleição para a presidência dos Estados Unidos, portanto ele está apenas a cumprir aquilo que prometeu fazer, por essa e por outras é que foi reeleito.
Esse tipo de atitude faz parecer que cumprir aquilo que foi prometido não é correto e nem é muito comum. Eleitores já acostumados com esse desrespeito até acham estranho quando algum político resolve fazer o prometido, coisas da politicagem, mas não da política.
Como costumava dizer Dr. Joaquim Francisco, ex-prefeito do Recife, ex-governador de Pernambuco, ex-ministro e deputado federal constituinte, um político sério, coerente e competente, “sua excelência, o fato” é que as críticas não são pela forma como os brasileiros que residiam ilegalmente nos EUA chegaram ao país, e sim por terem sido devolvidos pelo governo do republicano Donald Trump.
Texto – Jorge Barbosa – Empresário