Eleito para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco, (OAB-PE) pelo triênio 2022-2024, Fernando Ribeiro Lins está prestes a encerrar um ciclo vitorioso, de conquistas para a entidade e principalmente, de ganhos e fortalecimento da categoria, que hoje se sente amparada e reconhecida pela gestão.
Advogado há quase 25 anos, atuando na área do direito cível e comercial, Fernando Ribeiro atuou como conselheiro seccional da OAB-PE em 2008. Na gestão de Pedro Henrique Alves, foi secretário-geral adjunto, quando presidiu a comissão para a reforma do prédio da atual sede. Na gestão seguinte, de Ronnie Duarte, atuou como secretário-geral, sendo responsável pela implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da OAB-PE.
“A palavra que me define neste momento é gratidão. Gratidão por saber que o meu trabalho foi bem recebido pela categoria, que sentiu confiança na nossa administração, que se sentiu amparada e respaldada por nossas ações. Não tenho dúvidas de que a OAB hoje é maior que a aquela que assumi e 2022”, disse o Fernando Ribeiro ao Blog do Alberes Xavier.
Fernando também foi peça essencial para a eleição da sua sucessora, a advogada Ingrid Zanella. “Sou testemunha da sua seriedade, lealdade, compromisso incansável de Ingrid com a advocacia, da sua força e acolhimento pela classe. Por isso, a partir de janeiro de 2025, estarei tranquilo, pois sei que a OAB pernambucana estará em excelentes mãos”, disse ele.
Agenda – Nesta segunda-feira (30), a governadora Raquel Lyra comandará a aula inaugural para os novos 2.400 alunos do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2024) da Polícia Militar de Pernambuco em mais uma ação do Juntos pela Segurança. A cerimônia será realizada às 10h, na Arena de Pernambuco. À tarde, às 14h, a gestora assinará a contratação de dois empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida no Estado. A iniciativa beneficiará 392 famílias.
Sem dúvidas – A fala do advogado eleitoralista Dr. Emílio Duarte a Rede Pernambuco de Rádios, sobre a possibilidade de um vereador exercer o cargo de presidente por três mandatos consecutivos foi clara e objetiva: “Para o mesmo cargo da Mesa Diretora só é permitido, no máximo, dois mandatos consecutivos”. Ou seja, não existe a possibilidade de três presidências consecutivas para ninguém, e ponto final.
Imbróglio – Em nova decisão deste domingo (29) relacionada ao imbróglio das emendas de congressistas, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino criticou a Câmara dos Deputados quanto às respostas enviadas ao Supremo sobre o tema, mas liberou a execução de recursos já empenhados.
Infraestrutura – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializou na semana passada o início das obras do Arco Metropolitano, uma via estratégica que visa desafogar o trânsito na BR-101 e impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana do Recife. Com a publicação do edital de licitação para o trecho sul, que ligará Moreno ao Cabo de Santo Agostinho, a construção está prevista para começar em abril de 2025. O projeto, orçado em cerca de R$ 744 milhões, busca melhorar a mobilidade urbana e facilitar o escoamento da produção local, beneficiando diretamente a economia pernambucana.
Liderança – Romero Leal, prefeito de Vertentes, encerra seu quarto mandato com uma aprovação consolidada e uma trajetória marcada pela articulação política. Além de eleger Allan Kardec em uma das gestões anteriores, foi peça-chave na vitória de Rael nesta última eleição municipal. Reconhecido como uma das lideranças mais influentes da região, Romero tem seu nome cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, refletindo sua força política e o legado deixado ao longo de suas administrações.
Se ligue – O Programa “Cidade em Foco” da Rede Pernambuco de Rádios, vai ao ar de segunda a sexta-feira das 11h às 12h. [O horário da programação pode variar em algumas emissoras]
Fonte – Blog do Alberes Xavier