O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192) recebeu nove novas ambulâncias, sendo sete unidades de suporte básico (USB) e duas de suporte avançado (USA), enviadas pelo Ministério da Saúde. Os novos equipamentos fortalecerão o trabalho do órgão nas ações de resgate e salvamentos. O prefeito do Recife, João Campos, recebeu os equipamentos na tarde desta quinta-feira (07).
“Quero agradecer ao Governo Federal, ao presidente Lula e à Ministra Nísia. Essas novas unidades vão para o atendimento diário realizado pelo SAMU do Recife, que também faz o gerenciamento de outras 71 cidades de Pernambuco. Então, além de cuidar da cidade, temos o espírito do SUS, que é a colaboração entre os estados, municípios e a União. Essa cooperação faz toda a diferença para salvar vidas”, afirmou o prefeito.
Com a renovação de frota, a população passa a contar com mais recursos de urgência e emergência, enquanto os profissionais ganham melhores condições de trabalho. “Renovando a frota do Samu, conseguimos colocar ambulâncias novas para melhor atender as pessoas no dia a dia, além da melhora da qualidade de trabalho para os profissionais. As ambulâncias estão todas com ar-condicionado, pneus novos, motores novos, isso é muito importante. A renovação também permite que, em momentos de crise ou no Carnaval, por exemplo, a gente consiga colocar mais ambulâncias na rua. Vemos o compromisso da Prefeitura do Recife com o cidadão”, disse o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.
O Samu Metropolitano do Recife possui, atualmente, 26 ambulâncias, sendo quatro UTIs e 22 de suporte básico, e 10 motolâncias, além do resgate aeromédico, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Por mês, o órgão recebe 60 mil ligações e realiza mais de 2,5 mil atendimentos, em 71 municípios pernambucanos mais Fernando de Noronha.
“O Samu do Recife é pioneiro no Brasil e a modernização da frota, que atende os recifenses diariamente, irá aprimorar ainda mais este trabalho”, garantiu Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do município.
Foto – Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife