ALMIR REIS QUER REDUZIR SECCIONAIS DA OAB DE CARUARU, PETROLINA E PAULISTA

Em uma entrevista no podcast “Bastidores da Política e da Justiça”, veiculado nas redes sociais nesta segunda-feira (28), o candidato Almir Reis anunciou que, caso seja eleito, pretende reduzir a área de atuação da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB-PE em alguns municípios do Estado. As cidades que perderão status serão Petrolina (Sertão), Caruaru (Agreste) e Paulista (Região Metropolitana).
Para sustentar o argumento, Almir Reis afirma que vai criar novas subseccionais em Bezerros (Desmembrada de Caruaru) e outra em Igarassu (Dividida de Paulista. A subseccional de Petrolina é reconhecidamente forte e atuante, justamente pela união das advogadas e advogados do Sertão. Especificamente nesse caso, Almir ainda não disse onde será criada outra subseccional.
A proposta apresentada pelo candidato em questão enfraquece a luta e representa um retrocesso para a advocacia do Sertão, que levou décadas para chegar a esse patamar.
Especificamente em relação a Petrolina, esse argumento não se sustenta. A OAB-PE mantém conselheiros locais e representantes em cada cidade da jurisdição; além de implantar a Comissão das Cidades da Jurisdição, a qual conta com pelo menos um representante em Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, visando a continua vigilância quanto às necessidades de cada uma dessas Comarcas.
Já Caruaru, pela sua posição estratégica, tem uma proximidade com diversos municípios do Agreste, inclusive Bezerros, que fica a cerca de 30 quilômetros de distância. A proposta inoportuna de criar uma seccional em Bezerros implica diretamente em reduzir a importância da OAB – Caruaru.
Paulista é outro município alvo do candidato Almir Reis, pois, segundo ele, também será desmembrado para que seja implantada uma seccional em Igarassu. Essas propostas, de caráter unilateral, estão sendo discutidas sem ouvir advogadas e advogados dos municípios envolvidos.
O ex-presidente da OAB – PE, Ronnie Duarte lembra que a votação de Caruaru e Petrolina garantiram a vitória da chapa situacionista nas últimas eleições. “Eu não posso acreditar que isso seja uma represália contra a advocacia interiorana porque seria algo rasteiríssimo. Mas o fato é que Caruaru e Petrolina, conjugadas, deram à situação os votos necessários à vitória sobre o candidato derrotado.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS