RECIFE É REFERÊNCIA EM PROGRAMA DE ACADEMIAS PÚBLICAS NO BRASIL

Há três anos, o percentual de adultos ativos fisicamente na cidade do Recife era 35,6%. Atualmente, esse número passou para 40,5%, colocando a capital pernambucana entre as quatro capitais que mais cresceram nesse âmbito. “O programa Academia Recife é fundamental nesse crescimento e a estrutura de gestão e serviço bem prestado é lastreado por esse contrato que dá possibilidade de tomada de decisão ágil e assertiva”, justifica o secretário executivo de Esportes da capital pernambucana, Gabriel Perrusi, enfatizando a contribuição da iniciativa Academia Recife nesse processo. Ao todo, são 90 mil pessoas cadastradas nas 28 unidades disponíveis, e aproximadamente 50 mil que usam anualmente.
Isso acontece porque o programa, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, vai além do que se vê: ao invés de consistir somente em um auto-serviço de exercícios físicos, o investimento é feito, prioritariamente, na experiência do usuário. “Tem professor, estagiários, nutricionistas, aulas coletivas e tudo que envolve uma academia privada”, explica Perrusi.
O resultado também pode ser visto através dos números. Segundo a Secretaria de Esportes do Recife, 64% do público das academias eram homens entre 18 e 29 anos. Após a implementação das aulas coletivas, essa quantia mudou e, atualmente, 55% dos usuários são mulheres.
Além de incentivar a prática de exercícios físicos e o enfrentamento de doenças crônicas – como diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo -, o Academia Recife também busca aliar essas ações ao esporte, ao lazer e à socialização entre os recifenses.

COMUNITAS – Uma organização especializada em parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, a rede Comunitas atualmente auxilia a Prefeitura do Recife em dois projetos: Academia Recife e Paço do Frevo, sendo o último um museu localizado no centro da capital de Pernambuco dedicado à preservação e celebração do frevo, manifestação cultural declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS