NOVOS INTEGRANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL TOMAM POSSE

Celebrando a cultura que se confirma política pública a partir do encontro de vários sonhos e da reunião de várias vozes no Recife, tomaram posse na tarde de hoje (9), no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, os 34 novos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, para o próximo biênio, 2024-2026, representando todas as linguagens culturais e regiões da cidade.
Os novos conselheiros, agora já em exercício, foram eleitos no último mês de maio, num processo que contou com ampla participação popular, alcançando todas as regiões da cidade, para assegurar que o Recife inteiro tomasse assento no Conselho, cuja atuação foi assegurada e ampliada nos últimos quatro anos, num processo de retomada e valorização do grupo, por parte da Prefeitura do Recife, como instância fundamental de debate, formulação e pactuação de políticas públicas, na cidade de tantas e tão eloquentes cenas e tradições artísticas.
A posse reuniu gestores culturais, fazedores de cultura, antigos e novos conselheiros ao redor do objetivo e da emoção de celebrar as práticas e trâmites democráticos como tradições legitimamente recifenses. “Elaboramos aqui na cidade o primeiro Plano de Cultura do país, em 2010, antes mesmo do plano nacional. Exercer a democracia como cultura é muito importante”, celebrou o conselheiro de Artesanato Nivaldo Jorge, reconduzido ao assento, para mais dois anos de mandato.
“Acho que este Conselho, já a partir de sua origem, foi um exemplo que o Recife deu para todo o país. Que a gente siga sendo referência na construção de tempos cada vez melhores e com mais democracia e cultura”, conclamou Oseas de Moraes Borba Neto, novo conselheiro de Teatro.
Ainda neste mês de julho, a nova composição do Conselho de Cultura já tem compromisso marcado com a cidade: a primeira reunião ordinária, na sede do grupo, no Pátio de São Pedro.

Sobre o Conselho – Criado na década de 1970, com a missão de atuar como instrumento democrático e participativo de elaboração, discussão e acompanhamento da política cultural implementada pela Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Política Cultural teve sua atuação assegurada e ampliada nos últimos quatro anos.
Desde 2022, o Conselho ganhou novos membros, voltou a ter uma sede, no Pátio de São Pedro, e respira novos ares, tendo retomado articulações e atividades regulares, entre reuniões mensais do pleno, em interlocução com o poder público municipal, sempre com o objetivo de avançar no alcance da política pública de cultura.
Entre as pautas importantes transformadas em conquistas, cujo mérito a gestão pública compartilha com os conselheiros que acabaram de encerrar o mandato, depois de 30 reuniões do Pleno, estão: o Plano Recife MCP (Matriz da Cultura Popular); o novo regimento do Conselho e a nova Lei do SIC; editais como os da Lei Paulo Gustavo (LPG) e os editais dos ciclos culturais; a segunda eleição dos patrimônios vivos; a Lei de Isenção de tributos municipais para agremiações da cultura popular; além da realização da Conferência Municipal, base que vai gerar o Plano Municipal de Cultura, entre outros passos importantes. Avanços que ficam como legado da atuação conjunta da gestão pública municipal e do Conselho de Política Cultural.

Confira a relação de conselheiros de Cultura do Recife empossados para o biênio 2024/2026:
ARTES VISUAIS
Titular: Irma Brown Sampaio
Suplente: Elias Izidorio Cavalcanti

ARTESANATO
Titular: Nivaldo Jorge da Silva
Suplente: Roberto Carlos da Silva

AUDIOVISUAL
Titular: Ulisses Antônio Brandão de Souza

CICLOS CULTURAIS (CARNAVAL)
Titular: Janailton Cipriano da Silva

CICLOS CULTURAIS (SÃO JOÂO)
Titular: Roberto Carlos Gomes de Souza
Suplente: Biianca Del Mar Ferreira da Silva

CICLOS CULTURAIS (NATAL)
Titular: Clécio Bernardo Dias

CIRCO
Titular: Márcio Figueiredo de Sá Leitão
Suplente: Mickael de Azevedo Barbosa

DANÇA
Titular: Rensch Reiva Alves de Melo
Suplente: Ana Paula Carneiro de Santana

DESIGN
Titular: Carlos Eduardo Sales de Melo
Suplente: Flávio Barbosa da Silva

FOTOGRAFIA
Titular: Ana Helena Cipriano da Silva
Suplente: Adriano José de Sobral

LITERATURA
Titular: Rogério Bezerra Robalinho de Oliveira Cavalcanti
Suplente: Fábio Alexandre Melo Ferreira da Silva

MÚSICA
Titular: Eudes Ciriano dos Santos
Suplente: Guilherme Laureano Coelho de Moura

PATRIMÔNIO E ARQUITETURA
Titular: Vladimir Rodrigues da Costa
Suplente: Aramis Macêdo Leite Júnior

TEATRO
Titular: Oseas de Moraes Borba Neto
Suplente: Ewerson Luiz de Souza Silva

RPA 1
Titular: Daniele Maria Pedrosa da Silva

RPA 2
Titular: Severino Carlos de Amorim

RPA 3
Titular: Cleyton José dos Santos
Suplente: Nêdja Maria de Arruda

RPA 4
Titular: Dilma dos Santos
Suplente: Welinton Scharlane Barbosa de Paula

RPA 5
Titular: Arady José da Silva
Suplente: Tânia Maria Rodrigues da Silva

RPA 6
Titular: Lorena Gomes Raia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS