Trios pé de serra, quadrilhas, ciranda, Balé Popular do Recife, coco, banda de pífanos, xaxado, boi, ciranda e shows de nomes consagrados, além de apresentações temáticas de artistas que integram o ciclo cultural da cidade. No final de semana que saúda o mais famoso padroeiro da tríade sagrada que rege o ciclo, São João, o Recife Junino irá ofertar mais de 170 atrações gratuitas em oito polos por toda a cidade nestas sexta (21), sábado (22), domingo (23) e segunda (24), quando é feriado municipal na cidade do Recife. A programação está disponível em https://recifejunino.recife.pe.gov.br/ e a cidade terá cerca de 1,2 mil apresentações até o final do ciclo, que se encerra no dia 30 de junho
No Sítio Trindade, epicentro da salvaguarda da cultura popular, a festa não para durante os próximos quatro dias com mais de 60 shows e evoluções de quadrilhas. Por ali, o palco acolherá nomes que são verdadeiros baluartes do forró e da cultura junina. Nesta sexta (21), a programação traz artistas como Novinho da Paraíba e Beto Hortiz. No sábado (22), sobem ao palco Mestre Gennaro, Maciel Melo e Quinteto Violado, entre outros. Para a véspera de São João, 23, o palco principal trará Galo Preto, Bia Marinho, Maciel Salu e Petrúcio Amorim. Já a segunda será coroada com Elba Ramalho, além de Anastácia e Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão.
No Arraial Novo da Rio Branco, no bairro do Recife, famílias e turistas podem fazer o balancê junino ao som de 32 atrações ao longo dos quatro dias. A programação começa sempre às 12h, com trio pé de serra volante ao longo do boulevard. A Sala de Reboco do local vai sediar apresentações da legítima cultura e sonoridades populares do ciclo como quadrilhas, coco, xote e pífano, além de, claro, muito forró. A cidade cenográfica do local é uma atração à parte, com decoração que remete a uma bucólica e nostálgica vila de interior, com direito a igrejinha e pontos instagramáveis no coração do bairro do Recife.
A festa chega também a seis polos descentralizados que funcionarão nos dias 22 e 23 nos bairros do Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó, cuja grade de programação foi feita de acordo com votação popular através do Conecta Recife. Os horários dos shows variam de acordo com os polos, mas começam sempre durante a tarde com programações variadas. Por aqui, o público vai poder conferir nomes como Irah Caldeira, Benil, Nádia Maia, Dudu do Acordeom, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Mel com Terra e Fim de Feira. Outros artistas recifenses também dedicam seus talentos a fazer shows temáticos especialmente para o ciclo, como Em Canto e Poesia, Gerlane Lops e seu Forró Sambado, Sa Grama, Michelle Melo, André Rio e Maestro Forró com sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, entre outros. Juntos, estes polos irão ofertar 77 shows e apresentações gratuitas para a população.
Balancê dos pequenos – Nos dias 22 e 23, o Sítio Trindade sediará o Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis e, a partir do dia 23, o Sítio também ganha o Pavilhão Infantil. O espaço irá oferecer de dois a três shows que começam entre 16h e 17h e envolve nomes queridos dos pequenos recifenses como Carol Levy, Mini Rock e Tio Bruninho, além de evoluções de quadrilhas infantis. Também no dia 23, a Quadrilha Mirim Fusão se apresenta às 14h e o público pode conferir Mari Bigio às 16h30.
RECIFE JUNINO
Programação completa – https://recifejunino.recife.pe.gov.br/
Forrobodó de sexta a segunda traz mais de 170 atrações gratuitas em 8 polos
Sítio Trindade
Dias 21, 22, 23 e 24
Horário – Entre 17h e 19h, a depender do dia. Consultar Programação
Arraial Novo da Rio Branco
Dias 21, 22, 23 e 24
Horário – A partir das 12h
Arraiais Descentralizados
Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó
Dias 22 e 23
Horário – Varia de acordo com o polo. Consultar programação