O deputado estadual Gilmar Júnior vibrou com o recebimento da medalha em comemoração ao bicentenário da Confederação do Equador. A comenda, ourtogada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, foi concedida na tarde desta terça-feira, na Alepe, a autoridades do Estado.
“Para mim, que sou o primeiro enfermeiro a exercer um mandato de deputado estadual, essa medalha tem um significado muito profundo: fala sobre uma luta contra o autoritarismo do regime imperial, com o objetivo de estabelecer a República no Brasil. Batalha que começou em Pernambuco e que nos conferiu, novamente, posição de destaque no cenário nacional”.
O parlamentar fez uma analogia com a situação dos profissionais de enfermagem: “Duzentos anos depois continuamos a lutar para que tantas vozes sejam ouvidas, a exemplo da minha categoria, que há anos trava um embate para a efetivação do piso salarial e por condições dignas do exercício da profissão. É revoltante, mas a nossa história é feita de muita luta. E continuará sendo assim!”.