O I Festival do Milho da Agricultura Familiar do Jaboatão dos Guararapes foi um grande sucesso. Realizado na Praça de Cajueiro Seco, nesta quarta-feira, o evento capacitou e gerou renda extra para cerca de 200 produtores de 12 engenhos da Zona Rural e levou muita animação e apetitosas comidas juninas para o bairro. Além das mais de 14 mil espigas comercializadas e das comidas mais tradicionais como canjica, bolo de macaxeira e pamonha, a população também pode provar e levar para casa uma gastronomia diferente, como café de milho, coxinha, brigadeiro e muitas outras delícias feitas com o milho. Produzido pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae e o Conselho Rural do município, o festival também teve forró pé de serra, quadrilha e brinquedos para a criançada.
“É bom demais esse evento. Traz uma renda extra para a gente e já garanti minha roupa de São João. Vendi rapidinho as 21 mãos de milho que eu trouxe”, comemorou Edilene Maria Ferreira, que participou pelo Engenho Penanduba. Ludiane Almeida, do Engenho São Salvador, contou ter aprendido a fazer inúmeras comidas à base de milho, em curso ministrado pelo Sebrae para as participantes. E levou várias delas para vender no festival, como o brigadeiro de milho e outros doces. “Estamos amando essa capacitação e os eventos. Participei do Festival da Macaxeira também, tem sido muito bom para os agricultores esse programa”.
O prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama, Andrea Medeiros, marcaram presença no festival. E ficaram animados com o resultado. “Esta é uma oportunidade não apenas de celebrar uma época tão importante para a região, que é o São João, onde a culinária junina é derivada do milho , mas, sobretudo, de valorizar nossos agricultores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região”, destacou o prefeito Mano. “Mais uma ação do Programa Jaboatão Rural, que tirou nossos agricultores familiares da invisibilidade e vem promovendo uma série de ações para dar mais autonomia, pertencimento e renda para a categoria”.
Analista do Sebrae, Emanoela Toscana também estava muito satisfeita com os resultados da parceria. “Nosso objetivo é o desenvolvimento territorial do município, estimulando o empreendedorismo e capacitando as mulheres da Zona Rural. E os dois festivais realizados foram realmente um sucesso”. Ana Lúcia Santos, que trabalha em Cajueiro Seco, também aprovou o evento. “A gente aproveita e já leva uma comidinha junina para entrar no clima do São João”, afirmou. O amigo Saulo Júnior levou duas mãos de milho. “O precinho tá muito bom. Comprei por R$ 25 cada mão”, comemorou.