Os dois têm históricos de dedicação às atividades públicas exercidas no Estado e, principalmente, na cidade do Recife. Tanto um quanto o outro, cada um à sua maneira, contribuiu de forma relevante e participativa para com toda a sociedade local. Como reconhecimento às trajetórias exemplares de ambos, a Casa de José Mariano entregou, na tarde desta quarta-feira (29), os Títulos de Cidadão do Recife ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ranilson Brandão Ramos; e ao ex-secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Rodrigues Cavalcanti. As honrarias foram concedidas por iniciativa, respectivamente, dos vereadores Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal; e Samuel Salazar (MDB).
Vereadores, diversos parlamentares e outras autoridades políticas, conselheiros de Contas, representantes do chamado mundo jurídico e do Ministério Público, além de familiares e amigos dos homenageados, lotaram o plenário da Câmara do Recife. A reunião solene para entrega dos títulos foi conduzida por Romerinho Jatobá. Ao compor a mesa de honra, o presidente convidou o vereador Samuel Salazar, que compartilhou com ele a autoria da solenidade; os dois homenageados; a vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão; o presidente do TCE, Valdeci Pascoal; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos; deputado federal Lucas Ramos; e o presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
SEGURANÇA CIDADÃ – O vereador Samuel Salazar foi o primeiro a discursar. “Conheci Murilo através no meu partido, o MDB, onde o meu amigo e o saudoso Cadoca teve papel fundamental, e a partir daí me aproximei de Murilo e pude testemunhar seu compromisso com valores de justiça e solidariedade. Mas faltava algo. Através das palavras de um amigo em comum, André Campos, ex-vereador desta casa, descobri que Murilo não era cidadão do Recife, apesar de seus inúmeros feitos em prol da nossa comunidade. Hoje, corrigimos esse lapso e celebramos não apenas suas realizações, mas também sua dedicação incansável em tornar nossa cidade um lugar melhor para todos os seus habitantes”, disse.
Samuel Salazar disse que “a história de Murilo é marcada por uma transformação notável”. Ele leu um perfil do homenageado e disse que Murilo Rodrigues Cavalcanti é natural de Cabrobó (PE). Formado em Administração de Empresas, tem pós-Graduação em Marketing. É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado nas cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. Foi Secretário de Segurança Cidadã em Petrolina e, até este ano, também Secretário de Segurança Cidadã do Município do Recife.
“Murilo Cavalcanti é responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife, equipamentos voltados para a promoção de cidadania, educação, cultura de paz e não violência. Em 2019, os Compaz receberam o Prêmio da Oxfam Brasil / Cidades Sustentáveis, como equipamentos que mais reduziram a desigualdade social no Brasil”. Após o discurso, Samuel Salazar entregou o Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Murilo Cavalcanti. Em ato contínuo, Romerinho Jatobá fez a saudação ao seu homenageado, Ranilson Ramos.
GESTÃO PÚBLICA – “Hoje, o que fazemos, é um reconhecimento. Vossa Excelência é um exemplo de liderança e excelência profissional. O povo do Recife hoje lhe recebe de braços abertos como cidadão recifense”, disse. Natural do município de Orocó, no Sertão de Pernambuco, Ranilson Ramos ingressou no Tribunal de Contas do Estado em maio de 2013, por indicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Desde então, sua dedicação, competência e compromisso com o bem público têm sido exemplares”, afirmou o vereador.
Romerinho Jatobá também destacou que a atuação de Ranilson Ramos, no Tribunal de Contas tem sido marcada por um constante esforço para aprimorar a gestão pública em todas as suas dimensões. “Ele sempre buscou promover a eficiência, a transparência e a responsabilidade fiscal. Hoje, ao concedermos a ele o Título de Cidadão do Recife, reconhecemos não apenas as realizações do seu trabalho no Tribunal de Contas, mas também seu profundo impacto em nossa cidade e nosso Estado”.
Ranilson Ramos foi vereador de Petrolina (PE), deputado estadual, coordenador de Programas de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia; presidente da Agência de Regulação do Estado (Arpe); e secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária no governo de Eduardo Campos. No TCE, Ranilson Ramos ocupou todos os espaços da Mesa Diretora, sendo presidente no biênio 2022-2023. Nesse período, ele se emprenhou em defesa do meio ambiente e alcançou um marco histórico: o fim dos lixões em todos os municípios pernambucanos. Também ampliou as ações de controle sobre a qualidade da educação pública.
Depois do discurso, Romerinho Jatobá entregou o Título de Cidadão a Ranilson Ramos, com a respectiva medalha. Na sequência, Murilo Cavalcanti, que é cunhado de Ranilson Ramos, e recebeu o Título por meio de Samuel Salazar, fez o discurso de agradecimentos. Ele se emocionou ao falar de Cabrobó, sua terra natal; e agradeceu ao Recife, “por me acolher, desde que vim em 1986”. Falou dos pais, dos familiares, dos amigos, de sua vinda ao Recife, do ex-prefeito Geraldo Julio, lembrou dos seus amigos na Prefeitura do Recife e da Rede Compaz, de sua filha, além de várias outras pessoas. “Eu fico muito grato por esta homenagem. Já me sentia recifense, por deixar um legado nesta cidade. Eu tenho orgulho de ter contribuído para que o Recife tenha a política pública do Compaz”.
Ranilson Ramos falou por último. “Romerinho Jatobá, você mandou um whatsapp para o abolicionista José Mariano, dizendo a ele que iria me dar este título?” perguntou, manifestando modéstia. Depois, lembrou da época em que chegou ao Recife; das manifestações estudantis; do casamento com Marta Cavalcanti, e dos filhos. “Eu faço esses registros para me colocar no âmbito desta cidade, que agora é minha cidade também. Eu comecei a observar que o Recife era feita de pontes, de muita cultura e de diversidades. Eu tinha que trabalhar e construir pontes na minha vida”. Depois, falou da sua atuação política, dos mandatos e do trabalho como gestor. “Eu só trabalhei para construir pontes”. Lembrou de suas histórias com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e de sua chegada e atuação no TCE.
Ao final, o grupo Studio Oito de Danças, do Compaz Eduardo Campos, do Alto Santa Terezinha, Zona Norte, executou uma apresentação de frevo ao som da música Voltei, Recife. O vereador Romerinho Jatobá convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.