A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Grupo Orizon inauguraram o Espaço Vida Marinha na Praia de Piedade, nesta quinta-feira (23), no Dia Mundial da Tartaruga. O espaço é voltado para a educação ambiental e valorização dos ecossistemas costeiros, oferecendo exposições, debates e visitas agendadas para estudantes e outras instituições interessadas. O funcionamento é diário, das 9h às 17h. A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes do Governo Estadual, Municipal e autoridades locais.
O Espaço Vida Marinha tem nove contêineres, divididos em salas de exposição de materiais biológicos de animais marinhos, de palestras e debates, de triagem de animais, administrativa, copa, banheiros e uma lojinha com produtos de artesãs do município que remetem ao tema. Os contêineres foram pintados pelo artista plástico Nadilson Monteiro. As peças para a exposição referente à vida marinha foram cedidas por meio de parceria com as universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) e englobam o ambiente marinho como um todo.
“O Espaço Vida Marinha é uma conquista significativa para nossa cidade. Além de promover a educação ambiental, ele destaca a necessidade de proteger nossos ecossistemas costeiros e ensina a convivência e o respeito aos animais. Desejamos que nossos jovens e toda a comunidade compreendam a importância de preservar a vida marinha e atuem como defensores do meio ambiente”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.
O CEO do Grupo Orizon, Milton Pilão, também destacou a relevância do projeto. “Estamos muito orgulhosos de nos unir à Prefeitura nesta iniciativa. Acreditamos que a educação é fundamental para a conservação ambiental, e o Espaço Vida Marinha será um ponto focal para a conscientização e ações em prol da preservação das tartarugas e de outros organismos marinhos. Este projeto reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos ecossistemas costeiros”, pontuou.
A estudante da Escola Municipal José Rodovalho, Emily Bianca, participou do evento e comentou sobre a importância da visita. “Estamos estudando sobre a vida marinha na escola, e adorei o espaço e a exposição sobre os tubarões. Ter essa vivência prática nos ajuda muito nos estudos”, afirmou.
Estudantes do 7º ano da Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, participaram da instalação de 30 placas de sinalização distribuídas ao longo da orla, indicando pontos de desova de tartarugas e informando que a violação de ninhos é crime ambiental.