GOVENADORA RAQUEL LYRA PERCORRE 2.800 KM PELO SERTÃO E ENTREGA MAIS DE R$ 100 MILHÕES EM OBRAS DE ÁGUA, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia 

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100  milhões em obras de água, educação e segurança - Blog Zulene Alves

Foto – Miva Filho/Secom, Yacy Ribeiro/Secom e Janaína Pepeu/Secom

 

COM MUITO BALANCÊ, RECIFE CELEBRA A TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO – Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS – A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João

FOTO – Vanessa Alcântara / PCR

 

FLÁVIO BOLSONARO PARTICIPA DE GRAVAÇÃO DE CAMPANHA E PRESTIGIA CANDIDATURA DE IZABEL URQUIZA

O pré-candidato a Presidência da República do Brasil, Flávio Bolsonaro participou de uma gravação de material de campanha ao lado de candidatos do Partido Liberal (PL) que disputam vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Durante a agenda, o parlamentar também esteve com os candidatos a deputado federal da legenda, entre eles Izabel Urquiza, que já concorreu à Prefeitura de Olinda e agora busca uma cadeira na Câmara dos Deputados.

A participação conjunta reforça a estratégia do partido de fortalecer seus candidatos durante a campanha eleitoral, promovendo ações integradas e ampliando a visibilidade das candidaturas em Pernambuco.

Izabel Urquiza (@urquizaizabel) • Facebook

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA CRECHE ESCOLA E COZINHA COMUNITÁRIA EM TUPARETAMA

A governadora Raquel Lyra entregou, na segunda-feira, uma Creche Escola e uma Cozinha Comunitária no município de Tuparetama, reforçando os investimentos do Governo de Pernambuco nas áreas da educação e da segurança alimentar.

Durante a solenidade, a governadora destacou a importância da obra para as famílias pernambucanas.

“Fico muito feliz de entregar esta obra, que foi tão esperada, com a qualidade que queremos para as crianças e para as mães de Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.

Na ocasião, a governadora também anunciou a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da PE-320, no trecho que liga os municípios de Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tabira, Tuparetama, São José do Egito e até a divisa com a Paraíba, além da restauração da PE-350, que liga Flores a Triunfo, passando pelo distrito de Brotas.

No Sertão, governadora Raquel Lyra entrega primeira creche do Pajeú e 300ª cozinha  comunitária do Estado, no Moxotó

PREFEITO VICTOR MARQUES ABRE O SÃO JOÃO NO SÍTIO DA TRINDADE

Acompanhado de secretários e vereadores, o prefeito Victor Marques abriu oficialmente o São João do Recife, no Sítio da Trindade, em uma noite marcada pelo encontro entre a cantora Anastácia e a Orquestra Sinfônica do Recife.

Durante a abertura, o prefeito destacou a importância de valorizar a cultura popular nordestina. Segundo Victor Marques, Anastácia, considerada a Rainha do Forró, representa as tradições e as raízes culturais que fazem parte da identidade do povo recifense.

Já o presidente da Fundação de Cultura do Recife afirmou que a cidade se transformou em um grande arraial durante o período junino. Ele ressaltou ainda que a Prefeitura do Recife, sob a liderança do prefeito Victor Marques, trabalhou diretamente na organização da programação, refletindo o compromisso da gestão com a valorização da cultura e das festas populares.

Sítio Trindade abre o São João do Recife 2026 com programação que celebra a  cultura nordestina | Prefeitura do Recife

 

VEREADOR THIAGO MEDINA MIRA UMA VAGA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com a autorização de Anderson Ferreira, André Ferreira vai dobrar politicamente com o vereador Thiago Medina, que disputará uma cadeira na Câmara Federal.

Para o vereador Thiago Medina, esse gesto da família Ferreira demonstra que o partido acredita no fortalecimento de novas lideranças. “Agora é seguir para a luta”, afirmou.

Já o deputado André Ferreira, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, destacou: “Se Deus quiser, estaremos trabalhando ainda mais por Pernambuco e pelo Brasil.”

Thiago Medina repercute manifestações do 7 de Setembro e fiscalização em  biblioteca — Câmara Municipal do Recife - PE

JOÃO CAMPOS VISITA FEIRA DE OURICURI

O ex-prefeito do Recife, João Campos, visitou a Feira de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, acompanhado do senador Humberto Costa e da ex-deputada Marília Arraes.

Durante a visita, João Campos foi recebido por uma grande quantidade de apoiadores e aliados políticos do município. No dia anterior, ele esteve no São João de Araripina, onde participou das festividades juninas ao lado de sua comitiva.

JORNALISTA PERNAMBUCANO E PREFEITO DE SALVADOR ESTÃO ENTRE AUTORES DE ARTIGO SOBRE COMUNICAÇÃO DE ESTADO E CONFIANÇA PÚBLICA

O jornalista pernambucano Daniel Cruz e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, estão entre os autores do artigo “Comunicação de Estado em Angola: desafios estruturais, centralização institucional e confiança pública”, recém-publicado na revista DCS. O estudo também é assinado por Matheus Silva dos Anjos, secretário de Governo do município de Jequié – BA, e pelo professor Dr. Fábio Vínicius de Macedo Bergamo, da UESB.

A pesquisa tem como questão central al compreender de que forma a comunicação de Estado influencia a confiança pública. A partir da realidade angolana, o artigo analisa os desafios da comunicação governativa em um contexto marcado pela centralização institucional, pela diversidade territorial e pela necessidade de aproximar as ações do Estado da percepção da sociedade.

O trabalho investiga como a comunicação pública pode contribuir para reduzir distâncias entre governo e população, fortalecer a transparência, ampliar a compreensão das políticas públicas e consolidar a confiança nas instituições.

Com abordagem voltada à comunicação pública, governança e fortalecimento institucional, o estudo ganha relevância ao discutir um tema cada vez mais estratégico para administrações públicas em diferentes países: a capacidade do Estado de comunicar com clareza, responsabilidade e efetividade.

O artigo pode ser acessado por meio do DOI: 10.54899/dcs.v23i90.5654.

 

TÚLIO GADELHA PODE ESTAR FORA DO JOGO

Depois do vídeo gravado pelo presidente Lula em apoio à candidatura de João Campos, cresce a percepção de que o entorno da governadora Raquel Lyra vem desgastando a imagem de Túlio Gadelha.

Na avaliação desse grupo influente, apoiar Túlio poderia afastar parte do eleitorado de direita da base da governadora. Nesse cenário, um nome como Mendonça Filho seria visto como uma alternativa mais capaz de atrair eleitores da direita e do centro para uma eventual chapa ao Senado.

Ao que tudo indica, nem mesmo Fátima Bernardes conseguirá salvar seu “príncipe”.

FAMÍLIA COLINS SE CONSOLIDA NO CENÁRIO POLÍTICO DO ESTADO

A família Colins vem consolidando sua presença no cenário político estadual. Atualmente, o grupo conta com um deputado estadual e um vereador na capital e agora busca ampliar sua representação com uma cadeira na Câmara dos Deputados, por meio da candidatura da missionária Michele Colins.

Com forte apoio do eleitorado evangélico e a defesa de pautas conservadoras, a família Colins tem demonstrado crescimento e fortalecimento junto a esse segmento do eleitorado, ampliando sua atuação no cenário político.